Rankings

A partir da sua denúncia de violações de direitos em programas policialescos, nós construímos o Ranking de Violações de Direitos Humanos na TV Aberta. Além do programa que mais viola direitos humanos, é possível conferir o ranking a partir de outros indicadores, como estado e tipo de violação mais comum. Saiba mais.

Seis tipos de violações podem ser denunciados: 1. Desrespeito à presunção de inocência; 2. Incitação ao crime, à violência e à desobediência às leis ou às decisões judiciais; 3. Exposição indevida de pessoas e famílias; 4. Discurso de ódio e preconceito; 5. Identificação de adolescente em conflito com a lei e 6. Violação do direito ao silêncio, tortura psicológica e tratamento degradante.

As categorias têm como base a pesquisa Violações de Direitos na Mídia Brasileira, elaborada pela Andi – Comunicação e Direitos, em parceria com a Artigo 19, o Intervozes e a Procuradoria Federal dos Direitos dos Cidadãos (PFDC). Na pesquisa original, nove tipos de violações foram identificadas. Para a plataforma, optou-se por fundir categorias semelhantes, para facilitar a observação das violações e a identificação, por parte do público geral.

A primeira edição do Ranking usou como base de dados essa mesma pesquisa. A partir da segunda edição, serão consideradas apenas as denúncias recebidas por meio desta plataforma virtual.

Quantidade de denúncias: 1471

Ranking

Tipo de violação

1378 Exposição indevida de pessoas ou famílias
1172 Desrespeito à presunção de inocência
507 Violação do direito ao silêncio
115 Incitação à desobediência às leis ou às decisões judiciais
93 Incitação ao crime e à violência
34 Identificação de adolescente em conflito com a lei
14 Discurso de ódio e preconceito
8 Tortura psicológica e tratamento desumano e degradante

Atenção: uma denúncia pode ter mais de uma violação, por isso a soma das violações é maior que a soma das denúncias.

Ranking

Denúncias por Estado

1309 São Paulo
476 Minas Gerais
335 Rio de Janeiro
275 Bahia
239 Pernambuco
223 Distrito Federal

Ver ranking completo

Atenção: uma única denúncia pode ser contabilizada em mais de um Estado, porque um mesmo programa (que exibiu o conteúdo denunciado) pode ser exibido em mais de um Estado. Logo, a soma abaixo pode ser maior que a quantidade de denúncias únicas.

Ranking

Denúncias por programa

358 Cidade Alerta
235 Brasil Urgente
158 Ronda Geral
123 DF Alerta
118 Metendo Bronca
100 Balanço Geral

Ver ranking completo

Ranking

Denúncias por canal

458 Record DF
358 Record
358 Record SP
235 Band SP
235 Band BA
235 Band Rio

Ver ranking completo

Atenção: uma única denúncia pode ser contabilizada em mais de uma emissora, porque um mesmo programa (que exibiu o conteúdo denunciado) pode ser exibido em mais de um emissora. Logo, a soma abaixo pode ser maior que a quantidade de denúncias únicas.

Atenção: os dados acima datam do ano de 2015.